quarta-feira, 27 de outubro de 2010 - por Thiago

Patinação de velocidade

Patins é meu esporte do coração, e neste final de semana fomos acompanhar, prestigiar e vibrar muito na Copa do Mundo de patinação de velocidade em pista curta, que estava rolando aqui em Montreal mesmo, na Arena Maurice Richard, que é pertindo daqui de casa. Eu e Mirian gostamos muito dessa modalidade, e juntando o fato que nunca tínhamos entrado nessa arena, lá fomos nós domingo bem de manhazinha para o evento.

A primeira grande surpresa é que, embora pensássemos que tínhamos que pagar para entrar logo de cara, ao chegar lá descobrimos que as competições na parte da manhã eram de graça, gratuitas, no vascão mesmo. Entramos e assistimos as disputas da repescagem de várias categorias, mas as vedetes, que são os atletas canadenses medalhistas das olímpiadas de Vancouver, não deram o ar da graça nas pistas na parte da manhã, aparecendo contudo nas arquibancadas para realizar os procedimentos padrões de aquecimento, o que já foi o suficiente para eu pelo menos tentar tirar uma dezena de fotos, que foram todas mal-sucedidas.


Quando as competições da manhã terminaram, tivemos que sair para comprar os ingressos e re-entrar para as competições da tarde (já imaginou isso no Brasil? bem... melhor nem pensar...). E aí que a festa realmente começou, porque agora Charles Hamelin, Marianne St-Gelais e cia estavam todos na pista, dando tudo de si em performance de encher os olhos. Eu que achava que meu nervoso era só vendo partidas de futebol no estádio (além do hockey), descobri que na verdade eu não posso assistir nada ao vivo e a cores que meus nervos ficam à flor da pele. Berrei muito pra inventivar os nossos atletas, e acho que funcionou, viu?

O saldo final foi de 3 ouros, 1 prata e dois bronzes, num total de 5 modalidades. É mole ou quer mais? Eu posso até ser chamado de richento e tudo o mais, mas o mais legal disso tudo ainda foi ver que na maioria das categorias, a nossa equipe ganhou em cima dos americanos. Ahhh... é de lavar a alma!!


Ao total, ficamos 7 horas dentro do estádio, assistindo as corridas, e mesmo saindo bem cansados de lá (as cadeiras são antigas, ou seja, desconfortáveis) eu fiquei bem animado para patinar nesse inverno e, quem sabe, começar a dar uma olhada nessa tal de modalidade velocidade da patinação. Os patins são diferentes mas Montreal tem alguns centro de treinamento para interessados, e eu sou definitivamente um deles. Espero que até o final do ano eu não perca essa euforia, pois fazer exercício é bom e conserva a barriga dentro dos limites da calça.

Salut!

domingo, 3 de outubro de 2010 - por Thiago

Eleições por aqui

Uma das coisas mais interessantes nesse mundico é esse tal desse lance de exercer a cidadania. Eu, que ainda não sou canadense AINDA, só consigo exercer a cidadania brasileira, e foi essa mesma que eu exerci hoje, bem cedinho, nas eleições para presidente de 2010.

- Mas só pra presidente, Thiago? E as eleições para deputados, senadores e governadores?

Calma que eu explico. Todos os eleitores domiciliados no exterior e que já transferiram o seu título para os respectivos consulados brasileiros ao redor do mundo votam somente para presidente, e se você parar pra pensar isso é bem lógico pois nós, brasileiros expatriados, não temos mais nenhum vínculo legal/oficial com nenhum estado brasileiro, e todas as outras vagas são ligadas a estados.

(Agora que já fomos todos apresentados para a realidade dos imigrantes, deixem-me continuar com meu post, por favor. Obrigado. Humpf!)

Muito bem, cheguei bem cedo ao local das eleições aqui em Montreal, que é no andar térreo do consulado brasileiro. Eu achei que ia ser aquela muvuca, mas até que tudo estava bem organizado. Como vocês já perceberam, só o tonto aqui não sabia mas eu não pude tirar fotos no local de votação (com exceção da plaquinha na entrada, que pode ser vista aí no começo do texto), mas nada que tenha me deixado muito desanimado.

Peguei meu novo título na hora, pois o pessoal estava fazendo uma força-tarefa para entregar todos os títulos ainda não retirados, e logo após me encaminhei para a minha seção, que não tinha ninguém àquela hora da manhã. Votei e voltei para casa rapidinho, não levando mais que uma hora e meio desde a hora que saí de casa até a hora que voltei (e lá se vão 15 estações de metrô). Não sei se esse movimento vai aumentar durante o dia, então nos resta esperar pelos relatos dos outros blogueiros brasileiros de Montreal. A última vez que tinha votado foi lá em 2006, e depois disso perdi as votações municipais de 2008, então me senti bem votando novamente.

Mas como nada é perfeito, eu cometi um erro grave hoje. Eu já fui mesário durante algumas eleições, e a parte mais legal era receber quitutes levados pelo eleitores par alegrar o nosso dia. Quando eu deixei de ser mesário, me prometi sempre levar quitutes para o pessoal que passa o dia trabalhando pra gente, e consegui cumprir muito bem com meu compromisso até hoje, quando esqueci de levar um presente pra galera trabalhando lá. Que lástima! Espero do fundo do meu coração não me esquecer da próxima vez.

Salut!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails