terça-feira, 5 de julho de 2011 - por Mirian

Discriminação em processo seletivo

Você já sofreu algum tipo de discriminação num processo seletivo para trabalhar? Geralmente esse tipo de prática não é muito óbvio. Por ser antiético e contra a lei, quem seleciona vai dar uma desculpa para cobrir o real motivo: discriminação.

Eu achava que aqui havia um esforço maior do que no Brasil para se contratar pessoas de minorias, mas alguns indícios me levam a acreditar que é tudo "pra inglês ver".

No começo do ano uma colega de mestrado que trabalha na Canadian Forces English School me disse para me inscrever pra trabalhar como professora de inglês lá. Quando o processo seletivo abriu, eu me inscrevi e fiquei esperando. Eu já tinha lido que eles dariam preferência para cidadãos canadenses, mas não estava claro que eles nem considerariam os CVs de outros, pelo contrário. Uns dias depois, minha colega, que trabalha na equipe de recrutamento, me disse que o sistema dedectou e eliminou todos os CVs de quem não era cidadão. Eles nem se deram ao trabalho de ler os currículos! Só perdi meu tempo precioso preenchendo páginas e páginas de aplicação.

Um outro caso me surpreendeu hoje. Alguns dias atrás, uma pessoa que trabalha na direção da School of Continuing Studies da McGill me disse que estão recrutando professores de inglês, homens, para dar aula durante 9 meses e meio na Arábia Saudita. Hoje, recebi um email que foi enviado para todos os estudantes do programa do mestrado de Second Language Education da McGill sobre esse processo que dizia o seguinte:

"A universidade McGill se compromete à equidade em recrutamento e diversidade. Aplicações de mulheres (e outras minorias que não vou traduzir aqui) são bem-vindas e podem contribuir para a promoção da diversificação".

Gente, fala sério! Quem eles querem enganar?

Sim, eu entendo se acham que cidadãos são mais fiéis ao exército canadense. Também entendo que a Arábia Saudita não é o melhor lugar do mundo para uma mulher trabalhar e morar. Mas, o que custa deixar as regras do jogo bem claras desde o início? Pra que iludir uma pessoa e fazê-la perder seu tempo precioso atrás de um emprego que não vai ser dela? Revoltante!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails