terça-feira, 23 de julho de 2013 - por Thiago

Lac Mégantic - Correndo pela vida

Correndo pela vida!
Existem muitas, mas muitas cidades bonitas na província do Québec, e Lac Mégantic é uma delas. Localizada 250 km a leste de Montréal, a cidadezinha encanta pelas belezas naturais (o lago em si) e pelo charme no estilo "casinha de boneca".

Mas algo terrível aconteceu. Um trem carregado de petróleo explodiu bem no meio da cidade, causando uma destruição terrível e, até agora, 47 pessoas mortas. Mais da metade da cidade está fechada e as pessoas que moram lá não poderiam estar mais tristes e desesperadas por terem perdido tanta coisa, inclusive pessoas que amavam.

Foi então que um abençoado teve a idéia de fazer uma corrida comemorativa-beneficente, para angariar fundos para a Cruz Vermelha que está lá ajudando os que precisam, mas também para dar uma animada neste povo que só chorou nestas duas últimas semanas. A corrida não teria ganhadores, nem troféus, nem medalhas. Só pessoas de boa vontade correndo para ajudar. Nem sequer o correr era obrigatório (você poderia andar se quisesse). Tem como não gostar da idéia?

E quando tem alguém precisando de uma força, lá estão Thiaguinho e Mirianzinha! Claro que sempre que possível tentamos levar amigos para as nossas aventuras, e dessa vez a Kenia e o Daniel estiveram com a gente. Saímos de Montreal 8h30 da manhã e quase três horas depois chegamos ao nosso destino, prontos para a corrida.

Chegamos! Boa!
O Sol estava forte e decidimos que correríamos o trecho menor de 4km, mas a grande maioria dos corredores escolheu o caminho maior de 12km, que saiu da cidade ao lado, Nantes. Uma hora depois que o pelotão maior saiu de lá, nos encontramos e corremos juntos até a linha de chegada, já em Lac Mégantic. Havia mais ou menos 1200 corredores ao total, somando aqueles que correram e aqueles que apenas andaram. Na primeira linha do pelotão, correndo junto com a gente, estava Georges Laraque, estrela do time de hóquey de Montréal.

Georges Laraque e as meninas
Chegando lá, fomos recebidos pela população que aplaudia os corredores e estendia as mãos para nos comprimentar com high-fives e na linha de chegada a própria prefeita da cidade, madame Colette Roy Laroche, agradeceu muito a presença e a força de todos com um grande "Je vous aime!!" ao final do discurso. A Cruz Vermelha estava lá recolhendo as doações também.

Na saída, os ônibus escolares da cidade levaram todo mundo de volta ao ponto de largada, onde os carros ficaram estacionados, e assim todos puderam retornar em paz e segurança para casa, depois de um dia tão diferente e especial para todos. O evento deu tão certo que a prefeita vai propor que a corrida seja anual, entrando assim para o calendário do esporte e da solidariedade do Québec.

Magog
Na volta pra casa, ainda demos uma passada em Magog, já que fica bem no caminho. Magog também possui um lago, e como não podemos ter acesso ao Lago de Lac Megantic por conta do acidente, conseguimos matar a nossa vontade de um mergulho no lago Memphrémagog.

Fazia tempo que um dia não era tão prazeiroso, produtivo e recompensador. Minhas orações estão com os enlutados de Lac Mégantic. Que Deus possa confortar seus corações.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails