segunda-feira, 21 de abril de 2008 - por Thiago

Bon Cop, Bad Cop

Eu já tinha ouvido falar do filme Bon Cop, Bad Cop em outros blogs, mas não tinha assistido para dar uma opinião sobre ele. Ontem tive a oportunidade casual de assistir na casa de um amigo meu.

Bem resumidamente, o filme trata de um assassinato que ocorre bem na fronteira entre Ontário e Quebec levando um policial de Toronto (o certinho) e um de Montreal (o bagunceiro) a trabalharem juntos para descobrir o mistério.

O filme mostra de maneira bem clara e folclórica a diferença cultural entre os canadenses ingleses e franceses, e como é a visão de um sobre a vida do outro, por mais que isso esteja longe de ser verdade. Interessante foi também notar que no filme (olha o Spoiler!) o policial quebecois diz que ele não possui nenhuma rainha, ao contrário dos outros canadenses. Quer maior prova do sentimento de independência de Quebec sobre o restante do país? Eu não consigo imaginar um melhor.

A parte ruim disso tudo é que o filme era pirata e não tinha a opção de audio original, então tivemos que assistir ao filme dublado, e com isso perdi toda a graça entre a diferença de língua que o filme traz consigo. Vou ter que assistir novamente. Pelo menos algumas partes eles deixaram original, como por exemplo os palavrões quebecois e algumas outras expressões como a frase clássica do ex-presidente francês Charles de Gaulle "Vive le Québec libre!", mas o contexto dessa frase no filme eu deixo pra vocês assistirem.

À lá prochaine!

obs: Não comentei aqui, mas só para constar, eu deixei o meu passaporte no consulado semana passada, logo após ter recebido o chamado. Acho que essa semana ele sai, e aí eu escrevo novamente ok?


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails