Bem resumidamente, o filme trata de um assassinato que ocorre bem na fronteira entre Ontário e Quebec levando um policial de Toronto (o certinho) e um de Montreal (o bagunceiro) a trabalharem juntos para descobrir o mistério.
O filme mostra de maneira bem clara e folclórica a diferença cultural entre os canadenses ingleses e franceses, e como é a visão de um sobre a vida do outro, por mais que isso esteja longe de ser verdade. Interessante foi também notar que no filme (olha o Spoiler!) o policial quebecois diz que ele não possui nenhuma rainha, ao contrário dos outros canadenses. Quer maior prova do sentimento de independência de Quebec sobre o restante do país? Eu não consigo imaginar um melhor.
A parte ruim disso tudo é que o filme era pirata e não tinha a opção de audio original, então tivemos que assistir ao filme dublado, e com isso perdi toda a graça entre a diferença de língua que o filme traz consigo. Vou ter que assistir novamente. Pelo menos algumas partes eles deixaram original, como por exemplo os palavrões quebecois e algumas outras expressões como a frase clássica do ex-presidente francês Charles de Gaulle "Vive le Québec libre!", mas o contexto dessa frase no filme eu deixo pra vocês assistirem.
À lá prochaine!
obs: Não comentei aqui, mas só para constar, eu deixei o meu passaporte no consulado semana passada, logo após ter recebido o chamado. Acho que essa semana ele sai, e aí eu escrevo novamente ok?