A cidade possui muitos espaços reservados para ciclistas, patinadores e afins. Em português chama-se ciclovia, mas aqui, em francês, chama-se piste cyclable, o que no final dá no mesmo, não fosse pelo fato de que aqui as ciclovias realmente existem.
Todas as grandes avenidas da cidade possuem uma ciclovia nela ou próxima a ela. Grande parte das vias secundárias estão no mesmo esquema e algumas ruas pequenas também acompanham o ritmo. Isso dá no final das contas muitos e muitos quilômetros de pista reservada aos ciclistas e patinadores, e o povo aproveita mesmo indo pro trabalho, pra escola e para os centros de lazer, tudo na base da pedalada "literal". Os estabelecimentos também estão preparados para as bikes, deixando bibicletários para que todos possam estacionar suas magrelas. E se mesmo assim não tiver espaço, o povo sai acorrentando as bikes em postes, árvores e grades.
Um revés: quem já andou de bicicleta sabe como o banquinho machuca as partes baixas, e quanto mais você anda com com a bike, pior vai ficando. Para contornar isso o povo aqui investe em banquinhos anatômicos e agradáveis de se sentar. Legal né? Bastante, não fosse o fato de que isso desperta a cobiça dos que não tem bancos tão legais assim, o que causa a modalidade de roubo mais comum em Montreal, que é o roubo de banquinhos de bicicleta. Isso mesmo minha gente, o que mais se rouba aqui não são nem carros nem motos, nem sequer bicicletas, mas só os banquinhos das bikes. Loucura né? O pessoal se protege levando o banquinho da bike consigo depois de estacioná-la, mais ou menos como fazemos com as frentes do som de nossos carros aí no Brasil.
Termino contando que também entramos na dança e compramos as nossas bikes, e logo logo vocês vão ver fotos delas aqui no Blog.
Você pode encontrar um mapa das ciclovias de Montreal aqui. O mapa é um pouco antigo, e por incrível que pareça a ciclovia hoje é pelo menos 10% maior do que o que está aparecendo aí no link.
Salut!