segunda-feira, 23 de março de 2009 - por Thiago

St. Patrick's Parade

O dia to tal do St. Patrick (São Patrício em português), é 17 de março, mas a comemoração oficial aqui em Montreal foi ontem, domingo. St. Patrick é o santo padroeiro da Irlanda, e no dia dele os irlandeses e comunidades irlandesas ao redor do mundo festejam no melhor Irish Style, com roupas verdes, cartolas de Leprechaun e bandeiras irlandesas por toda parte. A comunidade irlandesa aqui em Montreal é grande, então a festa tinha que ser grande também. O desfile tem carros alegóricos, militares, heróis nacionais e mais um monte de organizações e escolas trazendo seus estudantes, e quase todos com trajes típicos. Para minha grata surpresa, até o time de Roller Derby de Montreal participou do evento (fotos e vídeos no final). Legal pra caramba.

A platéia assistindo a parade também faz um show à parte. Muitos aqui dizem que gostam de St. Patrick's day porque é o único dia no ano em que eles podem beber desde as primeiras horas da manhã (!!). O pessoal bebe bastante, faz barulho, canta, dança, dá risada, interage com o desfile e tudo o mais que vocês podem imaginar, sem sair muito do conceito de organização. Também é fato notório que neste dia (por motivos óbvios) a predominância anglófona é evidente, e tanto é assim que o pessoal que mora mais aqui pros lados da minha casa nem comemora muito a data, pois meu bairro é essencialmente francófono.

Este desfile acontece na Rue St. Catherine, desde a Rue Guy até a Place-des-Arts, e dura cerca de três horas. Depois disso a rua ainda fica fechada um tempo para o pessoal passear e bater um papo, bebendo cerveja pela a céu aberto. O desfile também marca oficialmente o fim do inverno na cidade, mas isso realmente não quer dizer que as temperaturas estão verdadeiramente subindo (hoje estamos a -10ºC). Contudo, as esperanças (e a meteorologia) continuam positivas.

Resumo da ópera: nós brasileiros é que sabemos como fazer festa, pois esse desfile é bem michuruca, se comparado com os nossos padrões, mas sou forçado a pensar que esse é o preço que se paga para que possamos ter divertimento coletivo, com segurança e organização. Não há necessidade de bloqueio policial para que tudo aconteça bem feito, mesmo com os bêbados na rua. Realidades diferentes, e a gente vai se acostumando.

Salut!








LinkWithin

Related Posts with Thumbnails