- Mas só pra presidente, Thiago? E as eleições para deputados, senadores e governadores?
Calma que eu explico. Todos os eleitores domiciliados no exterior e que já transferiram o seu título para os respectivos consulados brasileiros ao redor do mundo votam somente para presidente, e se você parar pra pensar isso é bem lógico pois nós, brasileiros expatriados, não temos mais nenhum vínculo legal/oficial com nenhum estado brasileiro, e todas as outras vagas são ligadas a estados.
(Agora que já fomos todos apresentados para a realidade dos imigrantes, deixem-me continuar com meu post, por favor. Obrigado. Humpf!)
Muito bem, cheguei bem cedo ao local das eleições aqui em Montreal, que é no andar térreo do consulado brasileiro. Eu achei que ia ser aquela muvuca, mas até que tudo estava bem organizado. Como vocês já perceberam,
Peguei meu novo título na hora, pois o pessoal estava fazendo uma força-tarefa para entregar todos os títulos ainda não retirados, e logo após me encaminhei para a minha seção, que não tinha ninguém àquela hora da manhã. Votei e voltei para casa rapidinho, não levando mais que uma hora e meio desde a hora que saí de casa até a hora que voltei (e lá se vão 15 estações de metrô). Não sei se esse movimento vai aumentar durante o dia, então nos resta esperar pelos relatos dos outros blogueiros brasileiros de Montreal. A última vez que tinha votado foi lá em 2006, e depois disso perdi as votações municipais de 2008, então me senti bem votando novamente.
Mas como nada é perfeito, eu cometi um erro grave hoje. Eu já fui mesário durante algumas eleições, e a parte mais legal era receber quitutes levados pelo eleitores par alegrar o nosso dia. Quando eu deixei de ser mesário, me prometi sempre levar quitutes para o pessoal que passa o dia trabalhando pra gente, e consegui cumprir muito bem com meu compromisso até hoje, quando esqueci de levar um presente pra galera trabalhando lá. Que lástima! Espero do fundo do meu coração não me esquecer da próxima vez.
Salut!