terça-feira, 6 de agosto de 2013 - por Thiago

Idioma no processo de imigração - Eu avisei!

Ontem mesmo eu descorri aqui sobre parte da minha experiência com a questão dos idiomas aqui no Québec. Por uma meia conhecidência, o assunto está em pauta nas mídias daqui também, pois o Ministério da Imigração do Québec divulgou um comunicado semana passada para informar ao mundo que o processo de imigração acaba de ser revisado e modificado, e entre tantas modificações, adivinhem, está o domínio do idioma francês.

Se não fala, melhor estudar mais um pouco...

Os níveis da língua de Molière, que até então eram aceitos a partir do "Intermediário Baixo" agora serão somente aceitos a partir do "Intermediário Avançado" - um salto que, na minha época de curso de francês, representava um ano a mais de estudos.

Aqui a discussão é se o Québec deveria exigir também algum conhecimento de inglês, principalmente para aqueles que decidem se estabelecer aqui em Montreal, onde a comunidade anglófona (com todas as suas demandas) é grande e muito expressiva. Contudo, sem entrar nos méritos da questão bilinguista da Belle Province, eu acho que esse aumento nas exigências deveria ter sido aplicado muito antes, já na época que eu passei pelo processo. O domínio do idioma é fundamental para quem quer vir para cá e ser respeitado pela sociedade. Negligenciar esse aspecto é loucura.

O Ministério da Imigração gastou muito dinheiro esses anos todos com os programas de francisação para imigrantes por aqui, e pelo visto essa é uma verba que eles estão afim de economizar daqui pra frente, e com toda razão (afinal, sou eu que pago essa galera toda com meus impostos). Com isso mais pessoas vão chegar aqui prontas (ou quase) para o mercado de trabalho, o que é bom pra todo mundo.

Deixe nos comentários aqui embaixo sua opinião a respeito das novas regras de imigração!

ps - O comunicado completo do MICC está lá no site deles.
ps2 - Sim, quando eu recebi minha aprovação no processo de imigração, meu francês já era "Intermediário Avançado". Só pra deixar claro ;-)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails