![]() |
Se não fala, melhor estudar mais um pouco... |
Os níveis da língua de Molière, que até então eram aceitos a partir do "Intermediário Baixo" agora serão somente aceitos a partir do "Intermediário Avançado" - um salto que, na minha época de curso de francês, representava um ano a mais de estudos.
Aqui a discussão é se o Québec deveria exigir também algum conhecimento de inglês, principalmente para aqueles que decidem se estabelecer aqui em Montreal, onde a comunidade anglófona (com todas as suas demandas) é grande e muito expressiva. Contudo, sem entrar nos méritos da questão bilinguista da Belle Province, eu acho que esse aumento nas exigências deveria ter sido aplicado muito antes, já na época que eu passei pelo processo. O domínio do idioma é fundamental para quem quer vir para cá e ser respeitado pela sociedade. Negligenciar esse aspecto é loucura.
O Ministério da Imigração gastou muito dinheiro esses anos todos com os programas de francisação para imigrantes por aqui, e pelo visto essa é uma verba que eles estão afim de economizar daqui pra frente, e com toda razão (afinal, sou eu que pago essa galera toda com meus impostos). Com isso mais pessoas vão chegar aqui prontas (ou quase) para o mercado de trabalho, o que é bom pra todo mundo.
Deixe nos comentários aqui embaixo sua opinião a respeito das novas regras de imigração!
ps - O comunicado completo do MICC está lá no site deles.
ps2 - Sim, quando eu recebi minha aprovação no processo de imigração, meu francês já era "Intermediário Avançado". Só pra deixar claro ;-)