quarta-feira, 17 de outubro de 2007 - por Thiago

Antecedentes criminais: mais papelada impossível

Não adianta somente se preparar para a entrevista para o CSQ (Certificat de Sélection du Québec): precisa-se também correr com a papelada para a entrada no processo federal, logo depois que você estiver com o CSQ na mão, senão o seu processo vai demorar ainda mais do que você gostaria.

Estou juntando a minha papelada e cheguei no ponto dos antecedentes criminais, que são para este caso nada menos que 3 (três): um da Justiça Federal, um da Polícia Civil Estadual e um outro da Polícia Federal. Você precisará de mais alguns se tiver morado em outros estados ou outros países por mais de 6 meses, mas como não é o meu caso, não vou me delongar com isso.

O da Polícia Federal é simples: você pega no próprio site da PF o formulário que você tem que preencher e entregar no departamento dos caras e hoje em dia a euforia dos passaportes deu uma esfriada, o que vai te fazer passar bem menos nervoso lá do que há alguns meses atrás. Em 15 dias fica pronto.

O da Justiça Federal é ainda mais simples: no próprio site da Justiça você já faz a consulta e imprime o resultado on-line. O único incômodo que você vai ter são alguns mililitros da tinta da sua impressora, mas acho que você vai sobreviver a esse golpe.

O da Polícia Civil deveria ser tão fácil quanto os outros dois: você vai a um PoupaTempo e solicita lá mesmo. O problema é que os caras possuem uma cota de atestados desse tipo por dia, então você precisa chegar cedo para garantir o seu. Ontem fui lá às 17 horas e já não haviam mais senhas para este documento. Paciência, fica pra próxima segunda-feira, bem cedo. O atestado sai no dia também.

Se você ainda está parado pensando na vida esperando chegar o dia da sua entrevista, é melhor começar a se mexer, senão o verão canadense vai passar e você vai pegar neve à toa porque não correu atrás desse monte de atestados logo. Salut!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails