Mas uma coisa é conhecer a neve, e outra é ficar a mais de um metro enfiado dentro dela, como é a praxe de Montréal. Lá a neve é tão rigorosa quanto o frio que vem com ela, e o que no começo é festa para os brazucas recém chegados, com o tempo vai virando um estorvo e uma deprê ter que olhar pela janela e ver tudo branco por quase 5 meses no ano.
Contudo, neste ano o frio anda dando uma trégua para os brasileiros em Montréal. O Aquecimento Global (ou Réchauffement Global) está gerando uma onda de calor na região do Québec que está causando até chuva, quando o certo para essa época é somente neve. Até as autoridades de Montreal já estão preocupadas com o nível do Rio Saint Laurent que pode aumentar muito com o derretimento da neve já caída na cidade até agora.
Eu particularmente sou bem temeroso com essa situação, pois não quero ir morar em um lugar que vai ser tremendamente afetado com o aumento da temperatura do mundo, mas se lá a coisa tá esquentando, o que podemos dizer do que acontecerá com os países tropicais como o Brasilzão aqui? O pessoal do litoral que se cuide.
Eu quero conhecer a neve, e tenho certeza que vou conhecer em Montreal esse ano, mas será que meus filhos vão conhecê-la, mesmo morando lá? Ou será que teremos o efeito inverso e o Dia Depois de Amanhã vai tornar o Canadá branquinho? Que medo!
STOP GLOBAL WARMING!
À là prochaine!