Pois bem, a última deles é esta aqui:
O vídeo nos dá a clara impressão que a imigração para o Canadá é uma grande furada, e que a melhor coisa que você faz da sua vida é sequer sonhar em vir para cá tentar uma vida melhor. Eu não vou discutir as opiniões pessoais de cada indivíduo em particular (pleonasmo triplo aqui para enfatizar bem), mas daí a considerar a exceção com o regra, está indo longe demais.
Eu conheço um monte de brasileiros que chegam aqui P-A-T-I-N-A-N-D-O nos idiomas canadenses, e mesmo depois que o governo gasta uma bela quantia na tentativa de ensinar o camarada a se comunicar melhor, ele ainda teima em não sair do niveau débutant para qualquer atividade corriqueira que dependa do inglês ou do francês. É claro que eu não vou falar que foi o caso destes que apareceram na reportagem, mas que só de olhar eu fiquei desconfiado, aaahhh eu fiquei, ainda mais porque conheço bem brasileiro (sou um deles) e da nossa preguiça em aprender e exercitar idiomas. Existem é claro as exceções, na maioria das vezes universitárias, onde eu posso dizer com confiança que mandamos muito bem, pois o nosso sotaque é bem menos carregado do que o de um chinês ou de um indiano (e.g.) quando realmente aprendemos o idioma. Resumindo, se quiser se dar bem aqui, MERGULHE NA LÍNGUA DOS CARAS. Ponto.
E tem outra. Todo mundo que quer imigrar sabe que o começo é barra pesada para todo mundo SIM, e nisto ninguém pode dizer que foi enganado. Você como imigrante vai começar ganhando menos SIM, vai ralar para arrumar o primeiro emprego SIM (e MUITO) e tudo depende de você, pois muitas profissões realmente demandam exame de ordem profissional (caso da Economia, que apareceu na reportagem), e quem não sabe disso deveria se informar bem melhor.
De posse de todos esses predicados, e mais a coragem e garra que todos nós brasileiros temos, é possível de dar bem aqui SIM, e bem o suficiente para deixar a saudade do Brasil reduzida à família e aos amigos.
E crise americana? Faça-me 0 favor né? A economia canadense em nada tem a ver com a estadunidense, a não ser pelo dinamismo e consumismo, mas mesmo assim esse país está longe, loooooooooooooooooooooooooonge, de uma recessão, o que não é o caso de nossos vizinhos daqui do Sul (sul do Canadá ok? Não estou falando da Argentina).
Além de todas essas
Bem pessoal, acho que é isso. Quem quiser saber realmente como funciona o processo de imigração, acesse os blogs de imigrantes, e não dê muito crédito para as reportagens televisivas globais, que já mandaram muito mal uma outra vez. No mínimo duvide, e tire as dúvidas nos blogs. A nossa comunidade de imigrantes blogueiros do Quebec agradece :)
Salut!
Atualização: Os créditos desta matéria vão para Silvia Sanches, que viu a reportagem na emissora e me mandou o link. Valeu Sil!