segunda-feira, 22 de setembro de 2008 - por Thiago

Canadá - A Globo acha que entende

Eu gosto quando começam a passar reportagens do Canadá no Brasil, e ainda mais quando elas vêm destas redes de comunicação globais (que não vou colocar link), pois é por elas que a gente pode ter CERTEZA do que o brasileiro está pensando, já que verdadeiramente forma opinião.

Pois bem, a última deles é esta aqui:





O vídeo nos dá a clara impressão que a imigração para o Canadá é uma grande furada, e que a melhor coisa que você faz da sua vida é sequer sonhar em vir para cá tentar uma vida melhor. Eu não vou discutir as opiniões pessoais de cada indivíduo em particular (pleonasmo triplo aqui para enfatizar bem), mas daí a considerar a exceção com o regra, está indo longe demais.

Eu conheço um monte de brasileiros que chegam aqui P-A-T-I-N-A-N-D-O nos idiomas canadenses, e mesmo depois que o governo gasta uma bela quantia na tentativa de ensinar o camarada a se comunicar melhor, ele ainda teima em não sair do niveau débutant para qualquer atividade corriqueira que dependa do inglês ou do francês. É claro que eu não vou falar que foi o caso destes que apareceram na reportagem, mas que só de olhar eu fiquei desconfiado, aaahhh eu fiquei, ainda mais porque conheço bem brasileiro (sou um deles) e da nossa preguiça em aprender e exercitar idiomas. Existem é claro as exceções, na maioria das vezes universitárias, onde eu posso dizer com confiança que mandamos muito bem, pois o nosso sotaque é bem menos carregado do que o de um chinês ou de um indiano (e.g.) quando realmente aprendemos o idioma. Resumindo, se quiser se dar bem aqui, MERGULHE NA LÍNGUA DOS CARAS. Ponto.

E tem outra. Todo mundo que quer imigrar sabe que o começo é barra pesada para todo mundo SIM, e nisto ninguém pode dizer que foi enganado. Você como imigrante vai começar ganhando menos SIM, vai ralar para arrumar o primeiro emprego SIM (e MUITO) e tudo depende de você, pois muitas profissões realmente demandam exame de ordem profissional (caso da Economia, que apareceu na reportagem), e quem não sabe disso deveria se informar bem melhor.

De posse de todos esses predicados, e mais a coragem e garra que todos nós brasileiros temos, é possível de dar bem aqui SIM, e bem o suficiente para deixar a saudade do Brasil reduzida à família e aos amigos.

E crise americana? Faça-me 0 favor né? A economia canadense em nada tem a ver com a estadunidense, a não ser pelo dinamismo e consumismo, mas mesmo assim esse país está longe, loooooooooooooooooooooooooonge, de uma recessão, o que não é o caso de nossos vizinhos daqui do Sul (sul do Canadá ok? Não estou falando da Argentina).

Além de todas essas bobagens informações incorretas, só some o fato que, embora a reportagem esteja falando de Montreal, grande parte das imagens que vemos na reportagem vêm de Toronto, isso só para você ter uma idéia do nível de detalhe que foi apresentado.

Bem pessoal, acho que é isso. Quem quiser saber realmente como funciona o processo de imigração, acesse os blogs de imigrantes, e não dê muito crédito para as reportagens televisivas globais, que já mandaram muito mal uma outra vez. No mínimo duvide, e tire as dúvidas nos blogs. A nossa comunidade de imigrantes blogueiros do Quebec agradece :)

Salut!

Atualização: Os créditos desta matéria vão para Silvia Sanches, que viu a reportagem na emissora e me mandou o link. Valeu Sil!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails