sexta-feira, 3 de outubro de 2008 - por Mirian

Journées Portes Ouvertes

Na semana passada os estudantes internacionais de Montréal tiveram a chance de visitar vários museus gratuitamente. Não perdi a oportunidade e ainda emprestei alguns ingressos extras a uns amigos.

Um dos lugares visitados foi o Biodôme, onde há uma simulação de vários tipos de climas e florestas do mundo. É um dos mais famosos pontos turísticos da cidade e muito conveniente para mim porque fica em frente à minha casa.

Acima está um dos bichinhos mais fofos que vimos lá, o mico-leão-dourado.

Também visitei o Centre d'Histoire de Montréal, um museu pequeno e pouco frequentado, mas também interessante.

Este quadro fúnebre ao lado mostra o resultado do julgamento da escrava Marie-Angélique, que foi considerada culpada pelo incêndio que ocorreu em 1734 em Montréal.

Este ainda é um dos "mistérios canadenses". A exposição conta a história detalhadamente para você mesmo votar no final e dizer quem você considera o culpado.

Um dos outros locais que visitei foi o Jardin Botanique e o Insectarium. O jardim já se tornou um dos meus locais preferidos na cidade. Em dois meses já fui lá quatro vezes, isso porque a entrada é gratuita no fim da tarde, mas é claro que esta informação não é divulgada e nem todos acreditam quando a gente diz.

No outono há a exposição La magie des lanternes. Muitas plantas e flores são retiradas e no lugar delas são colocadas lindas e coloridas lanternas chinesas que são muito mais bonitas de se ver à noite.

O Jardim também fica pertinho de casa, outro ponto positivo além da beleza.

O Insectarium fica no mesmo parque, então fomos lá ver uns bichinhos nojentos, mas interessantes. Só dá dó de saber que muitos foram capturados vivos para a exposição e outros são mantidos dentro de vidros. Bom, das baratas horríveis não tenho pena não.

Um outro lugar interessante foi o Pointe-à-Callière, Musée d'Archéologie et d'Histoire de Montréal. Fui lá com a turma do francês. A melhor parte é a torre de observação de onde se tem uma vista linda da cidade. Para subir na torre é de graça, paga-se apenas para ir ao museu.

O último lugar que visitei foi o Planétarium. Uma pena não ter tido tempo para escolher a melhor sessão e ter acabado vendo a infantil. Apesar disso aprendi muita coisa e ainda fiquei com muitas dúvidas. Essa história de planetas e astros é muito complicada pra mim.

Um outro lugar que poderia ter visitado com este ingresso era La Biosphére d'Environnement Canada. Devido à falta de tempo, distância longa e pouca vontade de ir deixei a visita para a próxima chance.

No último domingo de Maio, Montréal sempre abre mais de 30 museus gratuitamente. Claro que eles ficam lotados, mas é uma ótima chance de ver algo que você quer ver sem ter coragem ou grana pra pagar. Essa é a famosa Journée des Musées Montréalais.

Quer quiser saber mais sobre facilidades, gratuidades e coisas interessantes para estudantes, visite o portal dos estudantes internacionais.

Também é bom ficar sempre atento em outras datas comemorativas pois muitos lugares são abertos para visitação gratuita. Sempre leia muito bem o site do museu que você quer visitar, geralmente há um certo horário ou dia da semana em que a entrada é de graça, ou muitas vezes o valor é apenas uma "sugestão" de colaboração.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails