Hoje vou me concentrar especialmente na música de rua. É muito fácil você encontrar músicos por aqui, e dos bons, nas estações de metrô, nas ruas, nas praças e nos parques da cidade. Quase nunca são mendigos, e como eles não podem pedir dinheiro (pois não é permitido pedir esmolas aqui), eles ficam com a caixa do instrumento aberta e quem quiser apoiar joga umas moedinhas lá dentro.
O mais fácil de se ver por aqui são este tipo de músicos que eu postei na foto acima. Instrumentos clássicos são muito usados aqui e vão desde o violino e família, passando pelas flautas e afins e chegando até os mais populares como o violão, a guitarra e o teclado. Pra gente que é imigrante sempre fica uma barreira em doar dinheiro para esse pessoal, mas com o tempo a gente aprende que na maioria das vezes eles merecem a nossa ajuda, pois são tudo gente boa, honesta e sobretudo talentosa.
Abaixo seguem mais dois vídeos que eu fiz, mas dessa vez em New York City, de um quinteto cantando músicas no melhor estilo negro americano, em plena rua também.
Nosso Brasil tem muitos talentos, muitos mesmo, e arrisco dizer que temos mais capacidade criativa que o pessoal daqui pela nossa própria experiência de vida, que exige de nós criatividade constante para a própria sobrevivência (e sempre com alegria, o que é genial). Espero que um dia possamos dar mais valor para os talentos que temos, e jogarmos todas aquelas milhares de bundas rebolando na televisão na lata do lixo, pois assim nunca veremos quintetos ou violoncelistas bons nas ruas brasileiras.
À là prochaine.