terça-feira, 28 de outubro de 2008 - por Thiago

Se segura, Tous Azimout!

Para quem ainda não conhece, bem resumidamente: a STM (Société de transport de Montréal) é a companhia de transporte público daqui de Montreal, responsável pela malha de ônibus, trens e metrôs da cidade. Os caras possuem em seu site um sistema de consulta de rotas, chamado Tous Azimout. Este sistema é muito legal porque nos dá, com precisão de minutos, hora e local para se utilizar o transporte público da cidade de um ponto A até um ponto B. Funciona muito bem, mas a aparência do sistema é feinha, além de ser um pouco lento.

Ok, agora estamos todos apresentados: Tous azimout, leitor; Leitor, Tous Azimout. Muito prazer :)

A novidade é que a STM liberou as informações de rotas e horários para o Google, e isso trouxe o Tous Azimout para dentro do Google Maps. O serviço se chama Google Transit e já existe em diversas cidades do mundo civilizado.

Depois dos primeiros testes que realizei com o serviço, posso dizer sem sombra de dúvidas que ele é muito mais bonito e muito mais rápido que o Tous Azimout, além de ir direto ao ponto, pois muitas vezes (a maioria delas) não queremos saber exatamente os minutos para se chegar ao ponto de ônibus, mas apenas como chegar, que ônibus tomar, onde descer e etc, e isso o Google Transit de Montreal está fazendo muito bem, inclusive dando as rotas alternativas para quem gosta de andar mais a pé, ou não gosta tanto de ficar dentro do Metrô.

Não vou dizer que este é o fim do site da STM, mesmo porque para quem quer detalhe, e mesmo para outros serviços, como horário de ônibus em cada parada, a gente ainda tem que consultar o site deles, mas que a equipe de TI da STM vai sentir um alívio de utilização nos servidores, aaahhh isso vai :)

Salut!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails