sexta-feira, 10 de outubro de 2008 - por Thiago

A verdade sobre o Emploi-Québec

Eu acho que ainda não contei aqui todos os detalhes relacionados ao meu primeiro emprego em Montreal. Eu contei sim como foi o processo de obtenção do emprego e contei até como foi o primeiro dia de trabalho, mas acredito que um assunto importante eu deixei passar batido.

O Emploi-Québec é um órgão do governo da provincia do Quebec responsável por ajudar os residentes da província a arrumar um emprego, orientar sobre aposentadoria e até mesmo ajudar os desempregados com dinheiro (!!) em alguns casos. Na obtenção de emprego, eles ajudam a fazer e revisar currículo, dão palestras sobre o mercado de trabalho e até simulam entrevistas com os candidatos para dar dicas de como se comportar em uma situação real. Isso é tudo muito legal, mas eu não acreditava muito que todo esse trabalho realmente colocaria um imigrante recém-chegado no mercado de trabalho, mas fui surpreendido por uma característica do Emploi-Québec que eu não conhecia.

Na minha primeira entrevista de trabalho aqui na Momentis, a recrutadora me perguntou se eu possuia cadastro no EQ, e eu prontamente respondi que NÃO pois eu realmente não tinha ido até lá dado o meu descrédito com o programa. Ela me disse seria muito bom se eu tivesse o cadastro, pois o EQ poderia pagar cursos para mim caso eu fosse aceito para trabalhar aqui. Na hora eu achei a informação interessante, mas fui cair na real alguns dias depois quando fui novamente contatado pela recrutadora e ela me disse que eu necessitava do cadastro no EQ para que pudéssemos fechar o contrato. Fiz mais do que rapidamente tudo que era necessário e hoje estou aqui

Mas o que faz do meu cadastro no EQ uma coisa essencial para eu conseguir o emprego? Aí é que está a sacada! Eu sou recém-chegado aqui, e nunca tive uma experiência profissional no Quebec, então o EQ, de uma maneira espetacular, incentiva as empresas a me aceitarem como primeiro emprego pagando METADE DO MEU SALÁRIO POR 6 MESES! Isso é um baita incentivo para os caras arriscarem pegar um imigrante-latino-com-cara-de-coitado né

Mas não pára por aí. Dentro desses 6 meses, o EQ me dá 3200 dólares para a realisação de cursos pertinentes às minhas funções na empresa (que, no meu caso, podem ser técnicas ou de idiomas), e depois que esse período de experiência terminar e a Momentis decidir continuar comigo no quadro de funcionários, o EQ me dá uma bela ajuda financeira caso eu queira fazer uma outra graduação, um MBA, uma pós ou mesmo um Masters relacionado à minha área de tecnologia. Loucura total isso né?

Para terminar, o EQ também patrocina eventos culturais de integração, o que neste caso se transformou hoje em um almoço com os outros dois brasileiros que trabalham comigo, o Fabio e o Flavio. Nós fomos ao restaurante FireGrill, no Centre-Ville, e comemos bastante, como você pode ter uma pálida idéia com essa foto aí do lado.

O que eu posso dizer disso tudo? Eu sempre tive em mente que este processo de imigração do Quebec era legal, porque nos dava a entender que o Quebec queria a gente aqui, mas por outro lado não nos dava garantia nenhuma de que o mercado canadense queria a gente aqui, e isso quase que anulava toda a boa vontade do escritório de imigração. Mas depois de ver que o EQ paga para que eu possa iniciar minha experiência profissional por aqui, e ainda dá um monte de regalias de lambuja, só posso achar que os caras estão realmente empenhados em ver todo mundo se dando bem por aqui, e cada vez mais tenho a certeza de que escolhi o lugar certo pra viver.

Agora resta saber como ficará esse meu humor depois do inverno :-))

Salut!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails