segunda-feira, 10 de novembro de 2008 - por Thiago

13º salário? No Canadá tem!

Ah sim! Tem mesmo!

A gente que é acostumado com a vida mansa de trabalhador CLT no Brasil, de vez em quando sente falta da montoeira de mordomias que um empregado regular recebe de sua empresa. Nesta conta entram as férias de um mês (aqui a média são 15 dias), ticket alimentação, vale-transporte e por aí vai. Uma destas maravilhas brasileiras é o tal do 13º salário, que faz a alegria da galera todo final de ano.

No Canadá isso não existe, pelo menos não com esse nome. O nosso 13º vem pelo esquema de pagamento quinzenal que é praticado aqui. Para deixar as coisas mais claras (ou ainda mais confusas) na sua cabeça, vamos fazer contas:

1. O ano tem 52 semanas.
2. Sendo o pagamento quinzenal (a cada duas semanas), eu recebo 26 pagamentos em um ano.
3. Sendo dois pagamentos por mês na média, no final das contas eu recebi o valor referente a 13 meses!

Conseguiu acompanhar o raciocínio? Mas onde raios eu recebo esses adicionais? Eles caem naqueles meses excepcionais que possuem uma semaninha de calendário a mais que os outros, e temos exatamente dois meses por ano nessas circuntâncias (duas vezes metade, igual a um inteiro). Bem legal né?

Eu nunca tinha pensado por esse lado, mas fico feliz de saber que, no final das contas, eu sinto no bolso mais dinheiro do que o esperado, e quando eu digo "sentir" me refiro ao fato de que já sei quanto é meu ganho anual, mas uma coisa é saber, e outra é ver a grana caindo na conta né? E quanto mais cair na conta, melhor.

Salut!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails