segunda-feira, 12 de janeiro de 2009 - por Mirian

Volta às aulas

Pela primeira vez na vida estou estudando em janeiro. É muito assustador pensar nisso quando se está de férias na praia, mas quando se vê um monte de neve ao redor acho que não temos muitas escolhas, o jeito é ir pra escola mesmo.

Minhas aulas do segundo período de intercâmbio começaram na quinta-feira. Mal dormi de quarta pra quinta, fiquei ansiosa como uma criança que vai pro prézinho no dia seguinte. Explicação: não vou mais fazer curso de língua, vou estudar matérias de verdade, será que vou entender o professor? Será que vou conhecer gente legal? Ai, que nervoso!

A primeira aula foi Cinema Quebequense, consegui entender o professor, mas tive dificuldades em entender os trechos de filmes que ele passou, mas a qualidade do som era tão ruim que creio não ter sido a única. O professor foi muito legal quando conversei com ele sobre isso e disse "Você vai se acostumar!" Ele mostra trechos de filmes, documentários, vai mostrar filmes completos mais pra frente e discute com a classe. Para pesquisa ele sugeriu uma visita à Cinemateca Quebequense e para leitura, deixou os textos na livraria de faculdade, o que chamaríamos de xerox na FFLCH, mas numa versão mais elegante, encadernada e incluindo pagamento de direitos autorais como você pode ver na foto: "Direitos autorais inclusos no preço de venda". Nunca vi isso na USP, aliás, será que aquele xerox continua a mesma bagunça?

A segunda aula foi em inglês, pelo menos uma pra relaxar, né? Teatro em Montreal com um professor que eu já conhecia. Vamos assistir cinco peças e discutí-las nas aulas seguintes. Tem coisa mais divertida? Só o precinho que não ficou nada legal...Vamos assistir Shirley Valentine, Buried Child, Doubt, Julius Ceasar e The Age of Arousal.

No dia seguinte tive aula de História do Canadá antes de 1830. Decidi não continuar, o professor fala muito baixo, apesar de também ter sido muito gentil comigo; além disso, quase todos os alunos estão no último ano de História e sabem muita coisa que eu não vou conseguir aprender a tempo pra acompanhar. Esta turma tem poucos alunos e todos se apresentaram. Na minha vez meu coração quase saiu pela boca de tanto nervoso de ser ouvida por aquele monte de quebequenses universitários. Sobrevivi, ufa! Pelo menos ele me deu uma dica legal de leitura pra quem está começando do zero: Brève Histoire des Peuples de la Nouvelle-France, de Allan Greer.

Nesta semana tive aula de Introdução à Literatura Quebequense. A professora não foi tão flexível quanto os outros, disse que eu não poderia usar dicionário na prova, mas que geralmente alunos no meu caso passavam, só que às vezes com nota mais baixa. Conheci uma brasileira na turma e ficamos amiguinhas, mas infelizmente resolvi não continuar esta matéria pois a leitura é grande e não terei tempo para os cinco romances.

No mesmo dia à tarde tive aula de História do Canadá Contemporâneo. A sala estava lotada, imagino que é porque esta matéria também é obrigatória para alunos que tiram o certificado de francês, tava cheio de estudantes internacionais, alguns colegas com os quais eu estudei no ano passado. O professor foi menos flexível ainda, disse que os critérios de avaliação seriam os mesmos usados para os alunos francófonos, mas que se eu quisesse poderia escrever o trabalho em inglês. A aula também foi muito interessante, e com outra dica legal de leitura, um livro escrito pelo próprio professor: Histoire du Canada Contemporain, de Jean-Pierre Charland. Apesar de ter ficado feliz em rever colegas e de pela primeira vez ter me sentado ao lado de uma quebequense que falava comigo, resolvi não continuar. Ainda não estou pronta para tanta exigência em francês. Um detalhe interessante é que tinha um aluno não-ouvinte assistindo a aula com uma intérprete de LSQ (Língua de Sinais Quebequense).

Minha matéria mais esperada era História em Quadrinhos. Não foi tão legal quanto eu imaginava, mas pelo menos vamos ler coisas divertidas como TinTin e o professor também foi sossegado quanto ao meu caso.

De maneira geral, achei os professores bons e compreensíveis, apesar de usarem muitas projeções e falarem ao mesmo tempo, o que torna a aula muito mais complicada, né?

Espero poder escrever coisas boas sobre as notas.





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