Se você estiver interessado em fazer trabalho voluntário em Montreal e não sabe por onde começar, pesquise no Centre d'action bénévole de Montréal, onde você pode achar informações sobre trabalho voluntário de acordo com seu interesse e conveniência. Um amigo nosso trabalhou com deficientes visuais, ajudando-os em caminhadas, exercícios físicos e disse que foi muito gratificante. Um outro exemplo é o restaurante People's Potato, da Concordia University, que serve refeições gratuitas para estudantes, ou quem mais estiver passando por ali na hora do almoço. Você pode ajudar cozinhando, servindo ou limpando.
Uma amiga se perguntou porque as pessoas fazem tanto trabalho voluntário em Quebec e chegou à conclusão de que eles não são bonzinhos coisa nenhuma e que na verdade só querem colocar a experiência no currículo. Eu discordei imediatamente pois acho que as pessoas que fazem esse tipo de trabalho são generosas sim, independentemente do que vão ganhar em troca, como por exemplo praticar a língua (em alguns casos), conhecer pessoas ou que seja, ganhar experiência profissional.
Pra quem tem um pouco de tempo livre e quer usá-lo fazendo algo útil, creio que o trabalho voluntário abre muitas portas e é acima de tudo muito gratificante.