quinta-feira, 9 de abril de 2009 - por Thiago

Novo passaporte

Antes de mais nada, quero agradecer MUITO às mensagens de força de cada um de vocês no meu último post "Estou Empregado!". É muito bom e muito gostoso saber que as pessoas estão torcendo pelo nosso suscesso, e fiquem sabendo que eu desejo tudo isso e muito mais para todos vocês! Até mammys e pappys mandaram mensagens, e aí dá aquela vontade de chorar e coisa e talz... Obrigado a todos!

Agora vamos acabar com esse momento emoção e voltar ao que interessa. Meu passaporte expirou, e todo imigrante que se preza precisa estar com o passaporte sempre pronto para ser usado em qualquer emergência. Sendo assim fui ao Consulado-Geral do Brasil em Montreal para renovar o meu. A lista com todos os documentos que precisam ser levados está no próprio site do Consulado, então antes de ir lá, confira todos os documentos direitinho, senão você vai só perder tempo indo lá e ainda vai se estressar.

O Consulado fica na Westmount Square, o que dá um ar de chiqueteza para a coisa toda, e a impressão se mantém quando você chega ao lugar, que é bem arrumado e organizado. Os funcionários falam do bom português, além do inglês e do francês caso o atendimento seja para algum não-brasileiro solicitando visto de viagem ao Brasil.

Depois de atendido e documentos verificados, paga-se uma irrisória quantia de 54 dólares canadenses para a emissão do novo passaporte, que fica pronto em uma semana. O mais legal é que quando o passaporte fica pronto, ele vem carimbado com uma mensagem que diz que esse valor é equivalente a 30 reais. 30 REAIS!! Desde quando 30 reais valem 54 dólares canadenses? Isso só podia ser coisa de brasileiro mesmo...

Mas o preço do passaporte não me impressionou mais do que o fato de que eles estão emitindo o passaporte antigo ainda, como este da foto ao lado. Como é que o país adota um novo formato de passaporte e os consulados pelo mundo não ficaram sabendo disso? Mais mistérios brasileiros a se descobrir...

No final de tudo, ainda fiz a minha transferência do título de eleitor para o Consulado, e daqui oito meses a transferência vai estar realizada. Rapidinho né?

É por isso que eu gosto do Brasil! Mas me mudei para o Canadá! :)

Salut!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails