sexta-feira, 15 de maio de 2009 - por Mirian

Detalhes sobre a continuação do processo

Estava eu super feliz e contente lendo os guias do MICC para continuar meu processo de imigração junto ao Quebec, quando vejo que na verdade preciso ter uma carta no nome da pessoa que está me apadrinhando, ou seja, o Thiago. Fiquei super jururu porque a carta que recebi da parte do Canadá veio no meu nome. Como ultimamente o correio está nos entregando cartas separadas que deveriam ter chegado juntas, vou esperar mais alguns dias pois talvez a dele já esteja a caminho.

Encucada e desesperada como só eu, liguei para o MICC porque a minha carta diz que ele deve continuar o processo A.S.A.P. A pessoa que me atendeu disse que eu posso usar a minha carta e explicar que não recebi a carta no nome dele e que não tem problema...não vão cancelar meu processo, nem me deportar, nem me enviar pra prisão, nem nada parecido. Achei a resposta boa demais e estou desconfiada pois o checklist é claríssimo em dizer que a carta deve ser dele e não minha.

Tentei falar com o CIC, mas a ligação não completa. E eu só querendo saber da cartinha no nome dele. De qualquer maneira vou fazendo agora o que não fiz na primeira parte do processo, preencher os formulários e deixar tudo pronto para quando a carta chegar.

Bom, além dessa notícia confirmei outras informações importantes que desmistificam algumas coisas que a gente ouve por aí. Pra começo de conversa, quem apadrinha cônjuge NÃO precisa provar salário se o processo for em Quebec. Além disso, não preciso esperar a residência para dar entrada na assurance maladie, assim que receber o CSQ já posso fazer isso enquanto o processo continua na parte federal. Tem também a possibilidade de fazer cursos de francês, mas deve ser num esquema diferente da francisação, ainda não sei.

Recomendo a quem pode, de ir lendo os guias e preenchendo os formulários com bastante antecedência para ganhar tempo. Se eu pudesse ter feito isso, teria ganhado uns bons meses do meu processo. Todas as informações importantes para pessoas no nosso caso estão nestes links separadamente da parte do Canadá e da parte de Quebec.

Pelo que entendi por experiência, a primeira parte começa no federal, o Canadá envia uma carta de autorização para fazer a parte de Quebec, a província envia o CSQ e depois a parte federal continua até que eu receba a residência. Não preciso sair e entrar no país para validar a residência, mas não é aconselhado sair e querer voltar antes do processo acabar se não tiver um visto, pois sem visto e sem residência corro o risco de ser negada na fronteira e aí sim o processo pode ser anulado.

Por enquanto, muita ansiedade, mas muita alegria de saber que meu envelope não está mais esperando tanto assim na fila.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails