terça-feira, 6 de outubro de 2009 - por Thiago

Carteira de motorista - consegui!

Eu ia postar sobre o assunto de qualquer maneira, mas a forma como tudo aconteceu foi tão fora do comum que o post vai até sair mais elaborado do que teria sido a princípio.

Meu exame teórico já estava marcado para 5 de outubro desde agosto, e eu tinha que ter estudado bastante para o evento, coisa que não aconteceu muito como deveria. Eu fiz o teste online no site da SAAQ (que é a agência responsável por esses assuntos no Quebec), mas eu deveria ter mesmo é estudado pelo material oficial, que chegou nas minhas mãos só na véspera do dia da prova. Enfim.

Cheguei todo feliz e contente na SAAQ ontem para fazer o meu exame teórico. A prova consiste em 64 questões (divididas em dois grupos de 16 e um grupo de 32) e dentre estas você precisa acertar 75% em cada grupo (mínima de 12 acertos nos grupos de 16 e de 24 acertos no grupo de 32). Tenho que admitir que uma estudadinha não teria feito mal a ninguém, mas a prova era realmente muito parecida com o teste online do site, e por isso eu passei com certa facilidade.

Terminada a prova, fui a guichê para marcar o meu exame prático. Qual não foi a minha surpresa quando a atendente, me diz linda e sorridente que eu poderia pegar um horário no dia seguinte ou então só em dezembro. Na hora nem tive tempo de pensar muito pois alguém poderia pegar aquela vaguinha do dia seguinte a qualquer momento, e só de pensar em fazer o teste embaixo de neve já me dava calafrios. Topei o desafio de voltar no dia seguinte.

O "dia seguinte" aqui, foi hoje. Mas antes da prova chegar tenho que deixar registrado que essa surpresa me deixou tão nervoso, mas tão nervoso, que a noite passou bem mal dormida e para piorar um pouco nada conseguia nem sequer descer pela minha preciosa traquéia. Resultado, fui trabalhar na parte da manhã e cheguei ao local do exame com sono e de barriga roncando, junto com as descargas de adrenalina no meu estômago, que davam um toque especial a cena toda.

Finalmente chegou a hora do exame, e o examinador já fez cara de poucos amigos. Fomos saindo e ele disse para eu me acalmar, que era para eu dirigir como se ele não estivesse lá. Preciso dizer que a informação nem sequer foi processada pelo meu cérebro? 20 minutos depois, após várias pequenas besteiras cometidas durante o percurso e algumas raspanças bem recebidas do examinador, ele disse que meu controle no volante é muito bom e que eu sou calmo (noooosssaaaaaaa.... imaaaagiiiinaaaaaa....) e por isso, mesmo com os percalços do exame, ele ia me dar a permissão de condutor.

A bem da verdade é que no momento eu nem conseguia me animar, tamanha era a dor na minha barriga, mas depois que a situação foi voltando ao normal, mal pude acreditar que em menos de 48 horas (na verdade 26 horas, entre o primeiro e o segundo exame) eu tinha completado todo o processo de obtenção da permissão de conduzir um automóvel do Canadá. A permissão é dada pela província (como vocês podem ver na imagem), mas ela é válida em todo o país, nos Estados Unidos, México e Europa. Nada mal né? Já dá pra passear um pouco...

Salut!

obs - esse da imagem acima não sou eu, ok?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails