- Neve, mas MUITA NEVE para construir o iglu. Dê preferência para alguma praça pública onde o serviço de déneigement não passe, pois esse ingrediente é usado em abundância;
- Formas para tijolos, e caso você não tenha comprado o seu super kit de formas de tijolos para iglu, pode subtituir por caixas de arrumar brinquedos de algum amiguinho bem legal (Iglack);
- Pás especiais para remoção de gelo (nesse caso para ajuntá-los), pás de remoção de gelo de carro (para construir os blocos), e até pazinhas de lixo (para o reboque, também de gelo);
- Roupas especiais de neve, porque a neve insiste em querer entrar por todos os vão livres de sua roupa, te deixando gelado e com vontade de ir pra casa, mas essa NÃO É uma opção;
- Chocolate quente, oferecido por alguma patrocinadora caridosa (Keiko) para o bom andamento energético do projeto. Não é fácil ficar 7 horas no frio montando o iglu, e um momento de nutrição é mais do que muito importante.
Enquanto você monta os blocos, vários espaços vão se formar no iglu, devido a inclinação e angulação dos blocos. Neste caso é fundamental dois da equipe montarem uma frente de reboque, que nada mais é que preencher estes espaços com neve para dar liga no gelo e gerar mais pontos de contato entre os blocos, impedindo que eles comecem a cair. É muito importante que um da equipe fique dentro o tempo todo pois em um dado momento ele não mais poderá sair do iglu até que a porta seja feita. Esta é a parte mais estratégica da construção, então atente para seu sucesso.
Quando o iglu estiver com mais de um metro e meio de altura, já podemos começar a preparar a porta, que deve ser feita com muito cuidado. Comece por desenhá-la na parede a favor do vento, para que este não entre no iglu. O desenho precisa ser arredondado na parte superior, para que ele tenha sustentação do gelo ao redor. Feito o desenho comece a escavar com muito cuidado para não destruir as paredes. A escavação tem que ser feitas por camadas para que a porta vá sendo feita de maneira uniforme. Quando o outro lado for encontrado, comece a reforçar as bordas, dando força à estrutura.
Com o crescimento do iglu, é importante que não se perca de vista a inclinação cada vez maior dos blocos, sempre tomando muito cuidado em fechar todos os espaços, como previamente mencionado. A parte final é a mais difícil, pois os blocos terão que ser colocados já em posição completamente vertical, mas não se preocupe, pois se a sua estrutura inicial está forte, os blocos finais vão ficar lá, bem firmes.
Com tudo terminado, você pode até arriscar umas janelas, seguindo o mesmo princípio da contrução das portas. Você pode dar um nome para o seu iglu também se quiser, mas não vale usar "Iglu Nº 1", porque este nome já foi usado, ok?
Fácil né? Nada como sete horinhas de trabalho para deixar tudo nos trinques. Se o tempo ajudar, ele dura vários dias, e você pode até subir em cima dele (de verdade, lá no teto) e ele não vai ceder!!! ;-)
Salut!