terça-feira, 6 de novembro de 2007 - por Thiago

CSQ na mão. Enfim!

Hoje foi o dia. Desde que decidi-me a ir para Québec ano passado é por esse dia que eu, e todos os outros quebecois-brazucas, mais tememos. A entrevista com o departamento de imgração de Québec é praticamente a resposta final para os seus planos de imigração. Muito bem, hoje eu passei pelo fogo.


A entrevista foi nesse hotel aí da foto acima, o Crowne Plaza Hotel, em São Paulo. Meu horário era às 15:30h e eu cheguei lá 15:20h, mas só pode ser anunciado depois das 15:25h, ou seja, nem tente se adiantar muito porque os quebecois vão te fazer ser pontual na marra.

Dada a hora, fui anunciado e pude subir ao 12º andar. Na saída do elevador existe uma plaquinha indicando a direção da sala. Quando lá cheguei me deparei com a mensagem na porta "Veuillez attendre blablabla" e fiquei lá esperando, mas logo a comissária me chamou para entrar. Sim, A comissária chama-se Anne Legauld e é muito simpática, mas falante de um francês bem rápido (não quero colocar medo em ninguém, mas não se engane quanto a isso). Ela começou dizendo que estávamos ali para averiguarmos as informações que eu passei na minha aplicação em março e que também seria verificado meus níveis de francês e inglês, além de minhas percepções de uma vida no Québec.

Mostrei todos os documentos conforme ela foi solicitando e tudo correu muito bem.
Tivemos uma pequena conversa em inglês que foi muito mais trivial que qualquer outra coisa (ela me perguntou sobre filmes em inglês que eu já assisti sem legenda). Voltando ao francês ela perguntou sobre a minha família e sobre o mercado de trabalho que eu havia pesquisado em Québec, e nessa parte eu taquei milhares de páginas de job-searches impressas da internet. Ela se impressionou e eu gostei :)

No final ela disse "Vous avez été accepté" e eu fiquei muito contente, mas posso confessar aqui que a ficha ainda não caiu. Ela me aconselhou a continuar estudando francês para que eu me refine cada vez mais e possa encarar o mercado de trabalho com a cabeça erguida. Eu concordei e continuo concordando, mas fiquei feliz porque ela elogiou o meu nível de francês e me deu uma boa nota neste quesito, o que é F-U-N-D-A-M-E-N-T-A-L.

Exatamente às 16:00h eu estava saindo do hotel com o CSQ em mãos. Achei a entrevista rápida pois estava me preparando para arranjar assunto durante uma hora. Tanto melhor né? Agora esperemos até dia 23 quando vou pegar o último documento para a entrada no processo federal (listagem completa em breve).

Obrigado a todos que estão torcendo por mim e que a comunidade brasileira no Québec fique já sabendo que agora é oficial: Thiago Arantes está chegando! E acompanhado... :)

Au revoir!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails