terça-feira, 4 de março de 2008 - por Mirian

Passei na primeira fase!

Ontem foi um dia muito corrido, portanto só estou conseguindo contar sobre a prova hoje.

Fui ao CCInt participar de uma reunião sobre o intercâmbio, mas o professor falou muita coisa que eu já sabia. Fiquei com dó de quem queria ir à McGill. Tinha umas 10 pessoas para apenas 2 vagas. Fiz a prova de inglês, para classificação interna, caso fosse à Concórdia, mesmo tendo a nota do TOEFL. Foi muito sossegada, mas fiz correndo porque minha preocupação era a de francês.

Depois, fiz uma redação em francês, com o tema repetido de pelo menos 3 anos seguidos. Agradeço à Chris por ter me dado a dica porque pude treinar e já tinha praticamente decorado a redação rascunho. Tinha apenas 5 pessoas e ainda bem que a entrevista oral foi individual. A Chris disse que a dela tinha sido em grupo e eu estava com muito medo disso. Todos foram embora, eu fiquei porque era a única que teve de fazer as duas provas, terminei de passar a redação a limpo e o professor se sentou e fez umas perguntas. Não o entendi muito bem, mas foi sossegado. Falei um pouquinho, ele dava umas risadas, espero que não da minha cara, né? E disse que eu fui bem. pelo menos eu acho que ele disse isso. Acho que conversamos por no máximo 5 minutos.

Hoje pela manhã recebi um email com a resposta que eu havia sido aprovada e depois entrei no site da CCInt para conferir a lista. Infelizmente metade dos candidatos foi rejeitada, creio que porque agora o processo é mais divulgado do que no início, há 12 anos, mas mal divulgado. As pessoas não sabem que na verdade até poderiam ter mais de uma opção de universidade, como eu sabia porque mandei milhões de emails para o diretor do programa. Além disso, são poucos os que querem estudar francês ou sabem que a prova é facílima e que com apenas dois ou três estágios de curso eles conseguiriam passar na prova. Fato é que se muita gente soubesse, a prova não seria tão fácil assim.

Agora é só providenciar a tradução juramentada da certidão de nascimento e do histórico escolar e esperar pela resposta da Université de Montréal.

Muito obrigada pela torcida!


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails