quarta-feira, 2 de março de 2011 - por Thiago

O último que sair fecha a porta

Imigrar é uma saga para poucos corajosos, e este vídeo mostra exatamente as ansiedades e expectativas de um monte de gente que decidiu sair do Brasil rumo ao longínquo Quebec para mudar de vida. Este vídeo existe há alguns tempo já, mas só agora o Youtube me deixou fazer um upload de vídeo mais longo que 15 minutos, e assim vocês podem ter qualidade na informação.



"Quebec, pra mim? Canadá né?"


O provérbio não é "O útlimo que sair apague a luz?". Bom... enfim...

O documentário "O último que sair fecha a porta" é uma obra da TV Cultura com apoio do bureau de imigração do Quebec, e fora a pequena parte do começo do vídeo que conta como a Janete e o Paulo se conheceram e começaram a namorar (parte essa que você pode até adiantar, pois realmente não tem nada a ver com o assunto) tem todo o resto dedicado a contar os planos de imigração, o medo e o stress absurdo que a gente sente no dia da entrevista e a preparação e as dúvidas do processo federal, só faltando mesmo a chegada e adaptação no novo país, o que no meu ponto de vista seria importante pois fala do outro lado da moeda, pois imigrar não são só flores, mas enfim, talvez o objetivo do filme não seja esse.

Outro ponto notável do documentário é conhecer pessoas (ou, nesse caso, pessoa) que fizeram o caminho inverso, largando o Quebec para trás e decidindo morar no Brasil, a experiência da Tia Soraya que já está bem estabelecida como imigrante e hoje é a diretora do escritório de imigração e também a diferença de classes sociais dos candidatos a imigrante, que vão desde a classé média paulistana até os completamente suburbanos (como foi o meu caso). Quando eu vejo a história da Jennifer, confesso que sempre choro junto com ela.

Acredito que toda essa galera que tava se borrando de medo no documentário já deva estar por aqui (Alguém pode me confirmar a informação?) e acredito que eles podem dizer melhor do que eu se realmente o filme deles teve um final feliz.

Salut!

PS - A promoção "Adote um blogueiro" continua. Se você gosta deste blog, clique no "Curtir" do Facebook ao lado. Se você não gosta, clique também, oras! Valew!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails