sexta-feira, 17 de agosto de 2012 - por Thiago

Trip pro Oriente Médio - Egito (parte 2)

Depois de um primeiro dia bem movimentado no Egito, vamos lá para a segunda e última parte neste país tão, como poderia dizer... peculiar:

Fechada pra balanço.
Acordamos cedo e fomos para as ruínas de Saqara, no deserto do Saara. Olhando de um lado era verdinho, com tamareiras e do outro amarelo com o deserto. Depois fomos a Menfis, primeira capital, onde tinha estátuas expostas no mesmo local onde foram encontradas. Este local era mais distante da cidade, então tivemos uma idéia melhor da vegetação e contexto antigos. Deu pra imaginar melhor a vida deles na época dos faraós.

25 de março do Egito
Passamos pela cidade dos mortos, que nada mais é, pasmem, um cemitério que foi ocupado pela população e virou meio que uma favela. As pessoas moram junto com os tumulos das pessoas (!!). Fomos depois para a rua do comércio da cidade, que mais parecia um labirinto. Comemos os tradicionais sanduíches de falafel, agora sim com o gosto típico da região. Excelentes! Ao saírmos de lá começamos a viagem em direção ao Sinai. O planejando era chegar lá por volta das 20h, pra subir o monte de madrugada. Mas não rolou.

O deserto é bonito...
Por conta do perigo, tivemos que mudar o caminho várias vezes e acabamos chegando no hotel lá pelas 6 da matina do outro dia! Nós fomos escoltados pela polícia o tempo todo até sair do Egito, aí andávamos pra caramba e a estrada estava fechada, então fazíamos meia volta. Parece que os beduínos são os mais revoltados com o governo, aí eles pegam os turistas, mas não fazem mal às pessoas. Falaram que no dia anterior teve uns americanos liberados por beduínos, então quando tem esse perigo a polícia vai escoltando e eles desaconselham a subida no Sinai, porque os próprios guias são beduínos. O bom foi que o caminho mais longo era mais bonito. Fomos vendo os montes do Sinai o tempo todo e o céu super estrelado. Entre mortos e feridos, até que deu pra tirar umas belas fotos.

O monte não estava tremendo...
De manhã, quando finalmente chegamos no hotel, não pudemos pegar as malas embaixo no ônibus porque íamos ficar ali apenas 2 horas. Tivemos que tomar banho e usar a mesmíssima roupa. Dormimos apenas 1 hora e depois tomamos café. O hotel era bem bonito (apesar da condição dos quartos), mas o sono e moleza eram tão grandes, que acabou que nem tiramos foto dali.Voltamos pro ônibus e paramos aos pés dos montes Horebe e Sinai. Vimos, tiramos fotos, mas não subimos. Fica pra próxima...

Defendendo o quê, eu não sei.
Dali viajamos até a fronteira com Israel. O Egito não faz fronteira com a Jordânia, por isso tivemos que passar por Israel por apenas uns minutos pra chegar até lá. Passamos pela fronteira à pé porque temos que trocar de ônibus, motorista e guia em cada país. Passamos pelo controle de saída do Egito, depois pela entrada de Israel, depois pela entrada da Jordânia. Foi terrível porque estava quente pra dedéu (por volta de 46ºC!!) e nenhum bendito posto de controle tinha nem sombra, nem ventilador, nem ar condicionado. Várias pessoas passaram mal, deu dó da velharada. Finalmente entramos no terceiro ônibus e seguimos para o hotel em Petra, depois de umas 36 horas no ônibus. Finalmente só nos restava, mais do que nunca, dormir como se não houvesse um amanhã.

As aveturas na Jordânia serão nosso próximo tópico!

(conitnua...)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails